segunda-feira, 2 de março de 2015

Um pouco de nossa vivência no SUS


     A vida às vezes nos surpreende, cresci na casa de minha vó onde passei a minha vida até o presente momento. Todos acostumados que minha vó resolvesse os problemas, mas nem tudo é para sempre. Com o decorrer do tempo as doenças típicas da idade começaram a surgir e por causa da artrose e osteoporose minha vó afastou-se ao poucos das suas tarefas, ate que parou por definitivo. Há cinco ela estava com o comportamento diferente (palavrões, esquecimentos e agitada) foi detectada uma doença degenerativa o Alzheimer. No inicio não conseguíamos lidar com a situação, vizinhos reclamando pelos atos cometidos por vó, mas nos adaptamos. Primeiro minha vó não ficava com ninguém, melhor ninguém tinha paciência com ela. Foram anos difíceis pra mim e minha mãe, conciliar trabalho, faculdade e Alzheimer, mas concluímos essa etapa.
      No dia 21 de julho de 2014 aconteceu o inevitável ,minha velha caiu e fraturou a cabeça do fêmur após esse dia tudo mudou, começamos uma batalha interminável no SUS. O tratamento que é dado o idoso fica só na teoria a prática é outra. Chegamos ao hospital indicado pela regulação onde foi verificada a fratura (quando o idoso cair solicite que faça uma tomografia),mas não verificaram o motivo da queda. Passaram-se dias aguardando a cirurgia minha vó com o aspecto diferente parou de falar e diminuiu os movimentos e estava com infecção urinária após 45 dias internada fizeram uma tomografia (muitas reclamações e pressionando a equipe médica).Dias depois foi feita a cirurgia do fêmur tendo complicações durante o procedimento uma parada cardiorrespiratória .Na sequência 3 AVCs e várias complicações e nesse meio tempo já não alimentava mais pela boca (sonda nasoenteral).Há 7 meses minha vó não come pela boca, não fala e não anda.Encontra-se atualmente no Internamento Domiciliar do SUS aos cuidados da familia.
      Nos últimos meses tenho vivenciado problemas ocorridos na saúde pública da cidade do Salvador aqui expondo um pouco as minhas experiências. Por esse motivo criei essa página para compartilhar informações que adquiri sobre DA, locais de apoio tratamento no SUS.

Um comentário: